quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os Acidentes por Mergulho foram responsáveis por um total de 86 internações nos hospitais SARAH-Brasília, SARAH-Salvador, SARAH-Belo Horizonte, SARAH-São Luís e SARAH-Fortaleza no período de 01/01/2011 a 30/06/2011, correspondendo a 5,1% do total de internações por Causas Externas.
Os pacientes investigados caracterizaram-se por serem, em sua maioria, adolescentes e adultos jovens, do sexo masculino (96,5%), solteiros (70,9%), com escolaridade até o ensino médio (84,9%) e residentes em área urbana (88,4%).
Os Acidentes por Mergulho vitimaram quase exclusivamente pessoas do sexo masculino. Esse predomínio é característico de todas as casuísticas de Acidentes por Mergulho apresentadas pela literatura especializada. Para a maioria dos pesquisadores que se dedicam ao tema, o predomínio de vítimas do sexo masculino vincula-se a aspectos sócio-comportamentais que diferenciam homens e mulheres quanto à exposição a fatores cotidianos de risco e às formas de enfrentamento dos mesmos1. Entende-se que essa diferença decorre do processo de socialização que treina diferentemente homens e mulheres para a vida social adulta.
No que diz respeito à distribuição etária, os Acidentes por Mergulho, de um modo geral, viti-mam preferencialmente adolescentes e adultos jovens, sendo incomuns, em todos os estudos já realizados, casos de vítimas abaixo de 9 e acima de 70 anos de idade. Na presente pesquisa, a maior incidência isolada de casos de lesões decorrentes de Acidentes por Mergulho ocorreu na faixa de 20 a 24 anos, sendo que a maioria dos pacientes investigados feriu-se en-tre 15 e 24 anos (54,7% dos casos). A idade que os pacientes possuíam na ocasião em que adquiriram sua lesão variou de 13 a 52 anos, tendo-se registrado a idade média de 23,8 anos (desvio padrão de 6,9 anos). Essa média apresentou pouca divergência com o que observam as principais pesquisas sobre Acidente por Mergulho acerca das médias de idades das vítimas, as quais variam entre 21,0 e 28,5 anos2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário